terça-feira, 21 de junho de 2011

O Monge e o Executivo


Por Thiago Cordeiro

Há espetáculos e espetáculos.  E não só de Shakespeares e Molieres que vive o Teatro.
Essa montagem paulistana é a prova disso.

Vocês já ouviram falar no James C. Hunter? Pois é, o próprio não escreveu no período Elisabetano, não mexeu com a massa no Renascimento, tampouco distribuiu sonetos amiúde por aí.

Mas não é que há um espetáculo em cartaz no Teatro Cleyde Yáconis em São Paulo com o nome “O Monge e o Executivo”. Nossa, que interessante. Não é o nome daquele famoso livro de liderança escrito pelo tal James Hunter?

Exato, amigos. Este best-seller, que teoricamente é voltado para os que vivem no mundo dos negócios, é analisado e destrinchado nesse espetáculo dirigido pelo competente Adriano Paixão.

A liderança que Hunter defende não é a liderança pelo poder (tão difundida no mundo de hoje), mas a da autoridade. Não entenderam? Há diferença, caríssimos leitores, eu garanto. Ou melhor, todos os 7 atores que participam desse trabalho têm algo a dizer.

Numa conversa informal com o diretor percebi o quão apaixonante pode ser a viagem do empresário John até o mosteiro, onde ele conhece o lendário Len Hoffman, monge que abdicou de sua vida material/empresarial para conhecer as profundezas de sua alma.

Por mais estranho que possa parecer, “O Monge e o Executivo” é uma peça que fala de amor.

Ficou curioso? Vai lá conferir. Mais informações no site www.omongeeoexecutivo.com.br

domingo, 12 de junho de 2011

Continuam sem usar o tal “Black-tie”

por Thiago Cordeiro


Na época da Faculdade fui obrigado a ler “Eles não usam Black-tie” do Gianfrancesco Guarnieri. Achei um tédio, confesso.
Enredo que gira em torno do papel da greve para a comunidade, assuntos que retratam o cotidiano de uma família popular, que se diverte, que discute, que chora, que vive.
E o tempo passou.
Agora em 2011 essa mesma peça reapareceu em minha vida de uma forma muito mais atraente, também confesso.
Numa adaptação do Dan Rosseto “Black-tie” ganha uma nova vida.
Vida esta que apresenta:
Flávio Guarnieri, filho do Gianfrancesco, como Tião.
A ótima atriz Lia Antunes, no papel de Maria.
O “Mube” relembrando o antigo Teatro Arena
A simplicidade dessa montagem mudou minha impressão sobre a história. Fala-se de greve, de problemas cotidianos, sim, mas também, há espaço (e muito) para o amor, para a luta pelos ideais, para a discussão de como se pode (e se deve) viver melhor num mundo tão capitalista como o de hoje e o de ontem (da época em que a peça foi escrita). O engraçado é que o ontem e o hoje são tão parecidíssimos...
A torcida é para que essa montagem viaje por outras cidades após sua temporada em São Paulo. Outros públicos precisam conhecer essa história.
Aplausos vários para Lia Antunes, que no papel de Maria, está realmente despontando como uma grande atriz de sua geração no Teatro Brasileiro. É impossível não se emocionar com ela.
Mais aplausos específicos para Leila Bass (que interpreta a engraçadinha Dalvinha) que está arrancando muitas gargalhadas da platéia, juntamente com o casal romântico-cômico Chiquinho (Rodrigo Duarte) e Terezinha (Greta Antoine).
Então é isso!
Quem tiver pela terra da garoa aos fins de semana vá curtir esse espetáculo no Mube. Mais informações na página do Facebook: 
Abraços!

domingo, 5 de junho de 2011

Concurso Jovens Dramaturgos

por Panela Cultural

A Assessoria de Cultura da Escola SESC de Ensino Médio, lança o edital do Concurso Jovens Dramaturgos, objetivando incentivar a criação artística da juventude brasileira contemporânea. Esse concurso busca incentivar e fomentar a produção de textos dramáticos escritos por jovens de 15 a 20 anos.
No período de 02 a 27 de junho serão recebidos os textos destes jovens, que passarão por seleção em duas etapas, a serem realizadas por especialistas em teatro e em literatura. Cinco textos serão selecionados para compor uma publicação e fazer parte de uma sessão de leituras dramatizadas na programação do Teatro Escola SESC. Os autores dos textos selecionados para compor o livro serão convidados a participar deste evento na Escola SESC de Ensino Médio.
CONFIRA NO BLOG: http://teatroescolasesc.wordpress.com/category/jovens-dramaturgos/

http://youtu.be/g91jPtLVmTQ